Desde os tempos mais antigos, nós, os seres humanos, buscamos formas de eternizar nossas memórias, histórias, informar, emocionar, encantar e por aí vai.
Por isso, a nossa forma de comunicação é tão ampla, complexa e diversificada. Afinal, nos comunicamos de forma verbal, escrita e visual. Dentro de cada uma dessas formas existem outras tantas que seriam necessários anos para explicar cada uma.
O registro histórico mais antigo de comunicação que se tem conhecimento foram as pinturas rupestres nas cavernas.
A partir desse momento e deste registro, a humanidade buscou formas e mais formas de perpetuar o seu legado.
No começo as pinturas, em seguida escrita, as escuturas, a fotografia, as primeiras exibições cinematográficas e a internet. Tudo isso com um único intuito mudar a vida das pessoas.
Por sua vez, o advento da internet e da tecnologia criada nos últimos 20/30 anos, o mundo mudou.
Antes, para se ter acesso às produções audiovisuais, era necessário um aparelho de TV, um aparelho para reproduzir o filme, uma câmera filmadora para criar o vídeo, era tudo muito caro, complexo e demorado.
Do que precisamos agora?
Somente um smartphone e acesso a internet. Ou seja, hoje todos somos produtores e consumidores de conteúdo audiovisual.
Todos somos produtores de vídeos, o que permitiu que pudéssemos dar asas aos sonhos, permitiu que o jovem da comunidade pudesse ganhar o mundo com os seus conteúdos. Seja um vlog, seja um canal documentário, mostrando a sua arte ou trocando experiências.
Se o mundo mudou, nós temos responsabilidade de ajudar os mais novos a irem mais longe e assim alcançarem vôos mais altos.
Especialmente agora, onde as interações estão cada vez mais distantes e o digital mais forte.