ASVI CDD
A ASVI inicia a sua participação no Percurso Formativo do Programa Itaú Social que promovem a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes, aprimoramento de suas práticas e o alcance de resultados de qualidade, introduzindo de forma metodológica a diversidade como temática transversal.
a ASVI se propôs a auxiliar a comunidade em diversos aspectos, com ações emergenciais que contaram com doação de alimentos, doação de itens de higiene/limpeza, auxílio na impressão de apostilas escolares e doação de máscaras etc.
ASVI é selecionada para o Programa VOA da AMBEV e recebe apoio para estruturar suas atividades e aumentar o impacto de suas ações na Cidade de Deus.
Como resultado do Pitch apresentado na conclusão do Programa de Aceleração Impulso, a ASVI conquista uma consultoria com a Mestre em Educação Fernanda Mesquita, que trabalhou a proposta da BNCC com a equipe, concluindo também o primeiro Plano Político Pedagógico da instituição.
A ASVI conquista o edital MOVIMENTO BEM MAIOR. Após submeter o projeto e ser aprovada no edital, a ASVI é uma das 50 selecionadas pelo voto popular para receber o apoio de R$ 100 mil com o Projeto REI (Restituição Educacional Interativa).
ASVI inicia no programa de Aceleração Impulso, realizado pelo Instituto Ekloos, iniciando em 2018 e finalizando em 2019. A Aceleração fortaleceu a gestão e a metodologia de trabalho nas oficinas introduzindo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como direção de trabalho.
A ASVI é selecionada para participar do Programa de Transferência de Metodologia em Boas Práticas de Gestão, implantado pela instituição Banco da Providência. Como produto do programa foi elaborado o Planejamento Estratégico de 2018.
ASVI-CDD lança sua primeira publicação literária: “Fala Sério, Zona Oeste” com as vivências e experimentações desenvolvidas ao longo do projeto , de mesmo nome, a partir do edital com apoio do Instituto Rio.
O Projeto “A Voz da Rede”, apoiado pelo Instituto Rio, recebe o prêmio Geraldo Jordão, segunda edição.Onde o escopo foi a criação de novos experimentos de expressão sociocultural de comunicação e diálogo com a sociedade a partir da realização de entrevistas com temáticas pertinentes ao interesse local.
04 projetos da instituição: Projeto REI, Mãos ao Mouse (inclusão digital para adultos), Projeto Jovens em Desenvolvimento para Vida e o festival UNIFICARTE de dança, receberam a chancela da Prefeitura do Rio de Janeiro no edital Ações Locais
É fundada a Web Rádio CDD, primeira web rádio comunitária da Cidade de Deus, com apoio da ONG Suiça Jequitibá, ampliando o trabalho da ASVI na área de comunicação comunitária e cultura.
A ASVI conquista o prêmio Geraldo Jordão Pereira pelo projeto “Jovens Comunicadores da Semente”, fortalecendo protagonismo de jovens da comunidade. O trabalho desenvolvido consistia na elaboração de jornais, videos e entrevistas, realizando mergulhos na comunidade.
O prêmio Acolher Natura foi conquistado por Maria do Socorro, reconhecida como liderança que promove projetos sociais de impacto no território, trazendo apoio técnico e financeiro para instituição.
Ao liderar o grupo articulador local, ACOPROVI – Amigos Comunitários Promotores de Vida, recebe a Certificação da UNICEF pelos resultados conquistados durante o primeiro ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos, avançando na garantia dos direitos dos seus meninos e meninas.
Como participante do coletivo jornal comunitário “A Notícia Por Quem Vive”, em 2010, a ONG ganha o edital do MINC “Microprojetos Para Territórios de Paz”, permitindo o lançamento da 2ª edição.
Maria do Socorro é reconhecida pela revista Woman and News – http://womensenews.org/ como referência no seu trabalho como liderança local, e recebe o prêmio “21 Líderes do Século XXI”.
Neste mesmo período alinhada com a inclusão digital como um direito social, começa a atuar como EIC (Escola de Informática e Cidadania) parceria com o CDI.
Em 2008 a ASVI-CDD recebe seu primeiro prêmio do Minc, com “Pontinho de Cultura” abrigando uma mini biblioteca na sua sede.